quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O que é que os baianos têm?

Salvador sai na frente de Belo Horizonte e tem garantida a ampliação do metrô a partir de janeiro. Mineiros esperam para o fim deste mês definição do Ministério das Cidades
A notícia tão esperada pelos belo-horizontinos chegou primeiro para os soteropolitanos. O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e o prefeito de Salvador, João Henrique (PP), anunciaram esta semana que a capital baiana vai iniciar em janeiro de 2012 a construção de 34 quilômetros de metrô, que serão acrescentados aos atuais seis quilômetros. Com a abertura do edital para as obras prevista para no máximo 40 dias, a definição das datas renovou as esperanças de usuários do transporte público na Bahia, que, assim como os mineiros, estão cansados de ouvir promessas seguidas e poucas ações concretas para tirar do papel as obras de ampliação do metrô. Na semana passada, a Prefeitura de BH anunciou a desistência das obras para o bus rapid transit (BRT) na Avenida Pedro II, apontando a falta de recursos para a desapropriação necessária para a obra.

Hoje será apresentado oficialmente em Salvador o procedimento de manifestação de interesse (PMI) com os detalhes do projeto, que prevê um novo trecho para o metrô e a integração com trechos do subúrbio da cidade. O novo traçado vai ligar o aeroporto internacional à estação do estádio da Fonte Nova, uma das arenas que receberão os jogos do Mundial de 2014, e será construído na superfície. Onze empresas já manifestaram interesse na obra, sendo que 10 foram habilitadas para realizar os estudos e sete já entregaram propostas.

Segundo a Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, o projeto já tem R$ 570,3 milhões liberados pelo Ministério das Cidades, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, e vai receber mais R$ 1,6 bilhão do PAC da Mobilidade Urbana, programa que também é coordenado pela pasta das Cidades. Outros R$ 800 milhões serão aportados pela iniciativa privada, totalizando R$ 3 bilhões para as melhorias do transporte público de Salvador. Até 31 de dezembro, o governo do estado terá contratado a empresa ou consórcio que ficará responsável pela obra.

ANÚNCIO Para os mineiros, a expectativa de que recursos federais sejam liberados para a ampliação do metrô tem data marcada para acabar: no fim deste mês, quando o Ministério das Cidades divulgará quais obras serão contempladas com os recursos do PAC da Mobilidade Grandes Cidades. Em julho, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) apresentou a proposta de Parceria Público Privada (PPP) para a equipe técnica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pelo financiamento do programa. Segundo o Ministério das Cidades, ainda não há definições sobre as obras apresentadas pelos gestores mineiros, mas até o fim do mês as escolhas devem ser anunciadas.

No lançamento do programa, a previsão inicial para a divulgação das cidades que serão atendidas com os recursos do PAC da Mobilidade era 12 de junho, mas poucos dias antes da data marcada o ministério informou que as definições seriam adiadas em 60 dias, tempo necessário para que todos os projetos fossem avaliados pela equipe técnica da pasta. Belo Horizonte foi incluída no grupo 1 do programa, que visa a melhorar a infraestrutura de transporte em cidades e regiões metropolitanas com mais de 3 milhões de habitantes.

Uma década de atraso

Com obras iniciadas em 1981, o metrô de Belo Horizonte só começou a transportar passageiros em 1º de agosto de 1986. O percurso de 10,8 quilômetros tinha início na estação Eldorado, em Contagem, e terminava na Lagoinha, na Região Noroeste. A linha foi ampliada em 17,4 quilômetros, chegando ao Vilarinho, em Venda Nova, em 2002. De lá para cá, apenas obras de manutenção foram feitas. Estudos de viabilidade das linhas 2 (Barreiro/Santa Tereza) e 3 (Pampulha/Savassi) foram iniciados há mais de uma década, mas as obras não saem do papel.

Fonte: Estado de Minas

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Missão, Visão e Valores do PDT-BH

MISSÃO

O PDT de Belo Horizonte trabalha pela construção de uma cidade com mais educação, saúde, segurança pública, emprego, qualidade de vida e políticas públicas que transformem - para melhor - a vida dos belo-horizontinos.


VISÃO

Ser referência em Minas Gerais e no Brasil pelo trabalho de fortalecimento que transforme o PDT de Belo Horizonte cada vez mais ativo, trabalhista e democrático. O PDT-BH trabalha para que a nossa cidade seja exemplo de qualidade de vida no país.


VALORES

Trabalhismo
Socialismo
Democracia
Ética
Transparência

Colaboradores

Quem é quem - Executiva Municipal

Presidente - Deputado Sargento Rodrigues
1° Vice-Presidente - Vereador Bruno Miranda
2° Vice-Presidente - Mário Heringer
Secretária-geral - Neusa Maria Diniz
1° Secretário - Marcos Tito
Secretário de Articulação Política - Ramon Calixto
Secretário de Mobilização - Milton Figueredo
Secretário de Organização - Luiz Fernando Caldeira
Secretária de Comunicação - Carolina Costa
Tesoureiro - Luiz Otávio Fonseca
2° Tesoureiro - Hélio Schueller

Coordenador do PDT-BH

Bruno Lacerda

  ©PDT 12 - Belo Horizonte - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Browser | Template original Dicas Blogger | Topo